segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Governo apresenta proposta de documento para nortear a educação básica



O Globo

Material foi divulgado pelo MEC em site explicativo sobre a Base Nacional Comum, para estimular participação da sociedade

Reprodução/Basenacionalcomum.mec.gov.br 
A página do MEC em que o documento foi disponibilizado 

RIO - O Ministério da Educação publicou nesta quarta-feira a sua primeira proposta para a Base Nacional Comum (BNC), que, em sua versão final, depois de discussões internas e com a sociedade, deverá nortear o aprendizado da educação básica em todo o país. Estima-se que o documento sirva para orientar 60% do conteúdo que os alunos nas diferentes fases do ensino básico deverão aprender nas cerca de 190 mil escolas brasileiras.

Será a primeira vez que o país terá um "currículo único" para o ensino básico. Hoje, o MEC estabelece apenas parâmetros que as escolas não têm a obrigação de seguir. O BNC deverá ser seguido por todas as instituições de ensino. A ideia é formar uma base de conteúdo unificada, mas deixando espaço para cada escola trabalhar assuntos referentes a sua própria região e projeto pedagógico. A expectativa é chegar a uma versão final para o documento em julho de 2016.

O rascunho feito pelo MEC tem cerca de 300 páginas e será apresentado durante uma coletiva de imprensa nesta quarta, às 15h, com a participação do ministro Renato Janine, o secretário da Educação Básica, Manuel Palácios, e o secretário executivo da pasta, Luiz Claudio Costa. A proposta será enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), mas seu conteúdo foi detalhado num site para estimular a participação de educadores, gestores de ensino e de toda a sociedade.

O documento preliminar está organizado em quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Essa organização, de acordo com o próprio documento, tem como objetivo superar a fragmentação na abordagem do conhecimento escolar pela integração e contextualização desses conhecimentos, respeitando-se as especificidades dos componentes curriculares que integram as diferentes áreas.

Os princípios que orientam a integração entre os componentes de uma mesma área, os objetivos que propõe para a educação básica e a especificidade que assume em cada etapa de escolarização encontram-se descritos nos textos de apresentação de área e naqueles que a apresentam no ensino fundamental e no ensino médio.

No caso da educação infantil em todas as áreas pode-se encontrar um texto que apresenta sua especificidade na BNC. A especificidade dos componentes curriculares que integram as áreas de conhecimento está nos textos de apresentação dos componentes curriculares, que podem ser acessados a partir das etapas de escolarização nas quais aparecem.

Para produzir o documento, o MEC instituiu 29 comissões que trabalham na especificação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, separados por componente curricular e etapa da educação. Cada grupo foi formado por quatro membros, dois originários da educação básica e dois do mundo universitário.

Segundo informações do próprio texto, dois rumos importantes serão abertos pela base. O primeiro deles é um conjunto de mudanças na formação inicial e continuada dos professores. O segundo diz respeito ao material didático, que deverá passar por mudanças significativas, tanto pela incorporação de elementos audiovisuais (e também apenas áudio, ou apenas visuais) quanto pela presença dos conteúdos específicos que as redes autônomas de educação agregarão.

O texto introdutório também ressalta que agora é a vez da sociedade contribuir. "Para construirmos a melhor Base possível, será necessária a participação de todos os que queiram se pronunciar sobre qual é a melhor formação de nossos jovens. Aguardamos a discussão para, depois, podermos encaminhar ao CNE uma versão segunda, para que se norteie o ensino, o aprendizado, a formação docente e o material didático em nossa sociedade. Leiam, critiquem, comentem, sugiram, proponham! Estamos construindo o futuro do Brasil."

O MEC também divulgou um vídeo explicativo sobre a BNC:



Nenhum comentário:

Postar um comentário