segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Entenda como a educação pública vem sendo massacrada na Bahia

Antonio Henrique Dantas Silva
Tribuna da Internet


Volto ao tópico do fechamento de escolas na Bahia, estado que Jaques Wagner governou e mandou o que quis e não quis. Desde o primeiro mandato do Wagner que a educação vem sendo massacrada, agora com o seu sucessor o Rui Costa, a coisa está bem pior, uma vez que estão fechando escolas de maneira arbitrária. Em Feira de Santana, maior município baiano, foram várias as escolas fechadas, a justificativa é a falta de alunos.

Como é a metodologia deles: primeiro, põem uma diretora que vai por os pregos no caixão da escola, ou seja, a tal “gestora” pede para encerrar algumas turmas do noturno, onde estudam os mais carentes e jovens, que por necessidade de trabalho só lhes resta esta opção de cursar o turno noturno na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O EJA é a vítima, pois é o refúgio dos mais necessitados de instrução, que estão tentando trabalhar e estudar, com a crise tudo piorou.

SENTENÇA FINAL
Depois de encerrar as atividades de algumas turmas, que concentram a maioria dos alunos, como o os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, a clientela cai, e assim leva o EJA junto, uma vez que pela própria estrutura do “curso” permite que os alunos não sejam forçados a cumprirem uma carga horária das disciplinas normais. Isto posto, o número de alunos fica abaixo de 100, então vem a DIREC, agora NRE (Núcleo Regional de Educação) e dá a sentença final.

Digo isso porque é o que está acontecendo na unidade escolar onde trabalho, o Colégio Estadual Eraldo Tinoco de Melo NRE 19 (Feira de Santana). A diretora começou a pregar as tábuas do esquife do dito educandário, os professores do turno noturno fizeram campanha no rádio, foram às casas dos alunos e ex-alunos, quando tudo parecia caminhar para uma revitalização, a diretora boicota o nosso trabalho, se negando a matricular os alunos e com isso o número permanece abaixo do que o NRE exige, e eis que aparece o diretor de entidade suja e, sem mais delongas. põe fim ao turno noturno, de forma irresponsável, alegando que o Estado tem muitas despesas e não pode pagar professores para ministrar aulas a poucos alunos.

NA PODRIDÃO
Todas as tentativas de registrar queixa contra as arbitrariedades são barradas pelo diretor do Núcleo, que segue na podridão da política corrupta. Para ele, é só menos gasto para o governo baiano, enquanto isso a escola segue mambembe com uma direção centralizadora que sequer faz as prestações de contas e no momento está sem oferecer merenda escolar para os alunos, e que quando tem é pipoca e água, que os alunos ironizam ao dizer que água sabor suco de uva e pipoca sabor sanduíche.

Aquela imagem do Lula com as criancinhas sem futuro me lembra o Adolf Hitler visitando um campo de extermínio com crianças judias, só que o nosso Hitler tem sido mais eficiente que o Hitler alemão, aqui ele mata de inanição, mata de ignorância, mata lenta e silenciosamente, de forma que as ovelhas sequer percebem que estão sendo exterminadas. O governo da Bahia e seu séquito de diretores de Núcleos de Educação são os arautos desse extermínio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário